segunda-feira, 27 de maio de 2013

Encontro Mundial de Economia Política fez história da UFSC



Encontro Mundial de Economia Política fez história da UFSC

27.05.2013  - A afirmação foi de Milton Pomar, que trabalha na relação China/Brasil desde há dez anos: "Nunca se viu, no Brasil, uma delegação tão grande de chineses num mesmo evento, nem mesmo em encontros de governo. Esse é um momento histórico". E foi o que se viu, uma delegação de 36 chineses, professores de universidades de Pequim, Xangai e Cantão, trazendo para o debate na UFSC o processo econômico vivido hoje pela China. Foram discussões riquíssimas que levaram os professores chineses a observar com olhar crítico as próprias contradições e limites do vivem hoje naquele país. Também não faltaram os estudiosos europeus a refletir sobre a crise que hoje se abate sobre aquele continente. Participaram ainda os vietcongues, coreanos, ucranianos, japoneses, canadenses, alemães, australianos, estadunidenses, austríacos, belgas e brasileiros, cada um deles refletindo problemas específicos ou globais, sempre a partir das lentes do marxismo. Observando a realidade e apontando alternativas ao sistema capitalista que só provoca opressão e destruição.

Não bastasse toda discussão sobre vários aspectos da vida no campo da economia e da política, também a cultura esteve marcadamente representada durante o evento. A abertura ofereceu a música brasileira da melhor qualidade, com obras de Villa Lobos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ari Barroso e outros grandes, sob o comando de Wagner Segura. Também teve teatro com o grupo Artesãos de Dioniso e fechou com o genuíno chorinho brasileiro, sob a batuta de Geraldo Vargas.

A delegação chinesa deixou marcas na UFSC. Foi plantada uma árvore, um coqueiro jerivá, típica da Mata Atlântica, representando a frutificação das relações entre a UFSC e as universidades chinesas e também foi descerrada uma placa comemorativa a esse histórico momento vivido em Florianópolis.

Para quem vivenciou esses três dias de conferências ficou a certeza de que os problemas do mundo tem uma causa bem clara: o sistema capitalista. E também ficou evidente de que existem outras formas de organizar a vida com possibilidades de eliminar o processo de exploração sistemática do homem e da natureza.

Todo o conteúdo das discussões será disponibilizado no sítio do IELA, pouco a pouco, a considerar o volume de informação que foi gerado nesses intensos dias de debate.

Reproduzido de IELA (organizador do 8º. Forum WAPE)
27 mai 2013


WAPE 2013: Vídeo da Cerimônia de Encerramento/Closing Ceremony Video



WAPE 2013

Oitavo Fórum da Associação Mundial de Economia Política
The Eighth Forum of The World Association for Political Economy

Desigualdade e Capitalismo Mundial: Análise, Política e Ação
Inequality and World Capitalism: Analysis, Policy and Action

23, 24, 25, e 26 de maio . 2013
Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
May, 23-26, 2013
Federal University of Santa Catarina

Florianópolis . Santa Catarina . Brasil

Vídeo apresentado na Cerimônia de Encerramento com o coro The Internationale
Video presented at the Closing Ceremony with the choir The Internationale
Com Créditos/With Credits

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Programação confirmada


Por favor, consulte em / Please, refer to: Programa/Program
Transmissão ao vivo das conferências / Live broadcast of the conferences:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Programação Cultural com "Instrumental Brasil"

 Wagner Segura e o Instrumental Brasil


O Encontro da Associação Mundial de Economia Política abre no dia 24 de maio com um show musical. Como estarão em Florianópolis os principais nomes da economia política mundial, o IELA oferecerá  o que há de melhor na música brasileira.

O repertório está a cargo do grupo Instrumental Brasil, comandado por Wagner Segura, violonista, arranjador, compositor, principal propagador e divulgador do chorinho em Florianópolis. Foi fundador do Grupo Vibrações no início da década de 80,  apresentando Santa Catarina  nos Projetos Pixinguinha e Pixingão no Rio de Janeiro,  numa seleção feita em nível nacional. Acompanhou o Seresteiro Silvio Caldas ,Altamiro Carrilho, Noite Ilustrada a cantora Neide Mariarrosa, o poeta Zininho. Participou dos concertos da Pró-Música. Na década de 80 fundou o Grupo Nosso Choro, tendo gravado um CD intitulado “Nosso Choro”,  que reúne composições catarinenses de choro.

Com ele, estarão ainda:

Fabio Mello

Saxofonista e flautista. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Em 2000, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e em 2004 entrou para o Conservatório Musical de Tatuí/SP,  no curso de Saxofone/MPB e Jazz. Integrou diversos conjuntos, entre os quais os grupos “Ritmos Brasileiros”, com o pianista André Marques e “Quebrando Galho”. Em 2008 desenvolveu um trabalho de pesquisa e aprimoramento junto a João Francisco Corrêa (grupo Madeira de Vento) intitulado “Técnicas interpretativas no Choro” e em 2009 foi convidado a integrar a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), na qual  atuou como flautista. Neste ano de 2013 se apresentou com diversos grupos e formações, entre eles: Carolina Zingler, com o violonista Luiz Sebastião e Grupo Choro a Quatro, Luiz Gustavo Zago, Leandro Fortes, Wagner Segura, Felipe Coelho, Denise de Castro, Neno Miranda, Karina K, Vilmar (Dedinho), A Corda em Si e Trio Braseiro.

Claudia Todorov

É bacharel e pós-graduada em Música. Iniciou sua carreira em 1991,  na Cidade de São Paulo, e, desde então, vem atuando profissionalmente no Brasil e no exterior. Vencedora da 1ª. Edição Nacional do troféu “Aldo Baldin” de Canto Lírico, foi docente de “Técnicas de Expressão Vocal” na UDESC de 1994 a 1999. Desde 1993 é solista do Estúdio Vozes, coordenado pela soprano Rute Gebler. Em 2010 foi indicada para o Prêmio “Mulheres que Fazem a Diferença” pela ACIF-Mulher/SC. Atua também como produtora e cantora na “Série Domínio Público”, este ano em sua 5ª. Temporada. Em dezembro de 2012 recebeu o Prêmio “Edino Krieger” como personalidade musical do ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes.

Fabricio Gonçalves

Pandeirista. Mané, nasceu em 1980. Toca profissionalmente há sete anos. Tem no currículo cursos, seminários e oficinas de percussão, como por exemplo, a “20 ª e 25ª Oficina de Música de Curitiba”, curso de pandeiro e prática de choro, com Jorginho do Pandeiro (grupo Época de Ouro) e Celsinho Silva, também  curso de bateria de Escola de Samba e Ritmos Brasileiros, com Odilon Costa e Guilherme Gonçalves e percussão com Oscar Bolão, em 2008 do IV festival de choro realizado em São Pedro (SP participou da “12 oficina de Itajaí” participando do curso de percussão com Oscar bolão e pratica de choro com Luiz Otavio Braga.

Tiago Larroyd

Bandolim/cavaquinho-formado no Centro Musical Wagner Segura, já tocou com a OrquestraSinfônica de Santa Catarina, participou de apresentações comemorativas do dia nacional do choro, Concertos da Temporada da Pró Música, gravou vários CDs com artistas locais.

Apresentação Musical/ Musical Performance
Coquetel de Abertura / Opening Cocktail

Onde / Where: Hall superior
Centro de Eventos da UFSC

"Instrumental Brasil"

Músicos / Musicians

Wagner Segura (Violão 7 cordas)
Tiago Larroyd (Bandolim/Cavaquinho)
Fabio Melo (Flauta/Sax)
Fabrício  Gonçalves (Pandeiro)
Claudia Todorov (Soprano)

Repertório / Repertoire

Ary Barroso - Aquarela do Brasil
Tom Jobim/Vinicius de Moraes - Garota de Ipanema
Ernesto Nazareth - Odeon
Jacob do Bandolim - Receita de Samba
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº.5
Villa-Lobos - Melodia Sentimental
Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira
Chiquinha Gonzaga - Atraente
Pixinguinha & Benedito Lacerda - Cheguei
Waldyr Azevedo - Carioquinha/Brasileirinho

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A economia política ao alcançe de todos


As inscrições para assistir às palestras do Encontro Anual de Economia Política podem ser feitas no local, no dia do evento. O acesso é gratuito. Não perca a oportunidade de conhecer o pensamento crítico sobre a crise mundial. Nas conferências haverá tradução simultânea para o português, nos painéis a língua oficial será o inglês.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Economia política pensada a partir dos trabalhadores


A palavra economia tem seu significado constituído a partir de Aristóteles e quer dizer "economia da casa", ou seja, a economia é uma forma de interpretar e atuar sobre o mundo. Por isso, saber o que se passa nesse campo é fundamental para constituir propostas sobre como viver. O sistema capitalista, que atualmente comanda a forma de organizar a vida da maioria dos países do mundo, tem sua própria visão de economia. Como é um sistema profundamente desigual, cria uma imensa comunidade de vítimas. Isso pode ser visto no cotidiano, no qual uns tem muito e outros estão sem acesso a praticamente tudo. O desemprego, a falta de saúde, educação, moradia, segurança, tudo isso é uma das faces do sistema baseado no capitalismo. A outra face diz respeito a uma pequena parte da população que se apropria das riquezas e vive sem qualquer problema.

No Brasil é muito comum que os economistas  - na sua maioria - , os partidos políticos, os sindicalistas, os jornalistas e a maioria das lideranças populares pensem a economia como a expressão dos interesses da classe dominante. No geral, as explicações ideológicas sobre como funciona o mundo capitalista, que são disseminadas pelos meios monopólicos de comunicação, tornam a desigualdade criada pelo capitalismo como uma coisa normal. Ser pobre passa a ser culpa do indivíduo. É a pessoa que não se esforça, que não tem sorte ou que não sabe trabalhar. A classe dominante, que suga as riquezas da maioria, é inocentada a partir, inclusive, da própria universidade que lança todos os dias na vida uma série de pesquisadores e especialistas que tem por objetivo divulgar essa ideologia. São os "teólogos de aluguel" dessa "religião" que se tornou o mercado capitalista, conforme denuncia o filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. O professor Nildo Ouriques também adverte: a economia é também a expressão dos interesses dos trabalhadores, das pessoas comuns que sofrem os efeitos do sistema capitalista, no geral, como vítimas.

O Encontro da Associação Mundial de Economia Política que acontece na UFSC, de 24 a 26 de maio, pretende discutir essa "organização da casa" a partir da perspectiva dos trabalhadores, dos humilhados, dos oprimidos, dos que produzem a riqueza e não usufruem dela. Pretende revelar, a partir de dados reais, que na origem da riqueza de alguns está a exploração da maioria. E que as crises cíclicas do capital acabam por fazer com que também uma pequena parcela de gente acumule ainda mais riqueza. É da natureza do capitalismo expropriar a maioria para o regalo de poucos. Um exemplo disso se vê agora na Europa, onde mais de 44 milhões de pessoas estão desempregadas, enquanto alguns triplicam suas fortunas em função da crise. Nos Estados Unidos são mais de 46 milhões de pessoas que não tem acesso à saúde e os países da América Latina não tem motivo nenhum para se orgulhar do capitalismo dependente ao qual estão submetidos, com ilusórias bolhas de crescimento, que também só enriquecem alguns.

"Há que limpar as estrebarias", ironiza Álvaro Vieira Pinto, ao lembrar que é papel dos intelectuais críticos desfazer essa ilusão de que a pobreza é coisa natural. Há que conhecer a história, desvelar os mecanismos que movimentam a exploração e rebater os "arquitetos da alienação" com informações concretas acerca da realidade.

Pois isso é o que os economistas críticos pretendem realizar nesse encontro que acontece pela primeira vez na América do Sul. No geral, as atividades se concentram na Europa ou na Ásia, tendo saído para a América Latina apenas em 2012, quando a Universidade Nacional Autônoma do México recebeu o encontro. Agora, na UFSC, não apenas os economistas poderão participar das conferências e discussões. A reunião Anual da Associação de Economia Política estará aberta a estudantes, professores, sindicalistas e lideranças populares. Porque a UFSC e o Iela entendem que esse não é um tema para especialistas. É discussão para qualquer um que queira "organizar a casa", nesse caso, a nossa sociedade dependente e desigual.

A organização local está a cargo do professor de Economia da UFSC e membro do IELA,  Nildo Ouriques, e todas as atividades são com entrada livre, sem custo. Durante as conferências da WAPE haverá tradução simultânea.

O Iela fará uma sessão latino-americana, que começa na sexta-feira de manhã, para discutir a importância de Karl Marx para o pensamento crítico e a Dívida Externa como tema decisivo da economia política em nosso continente. 

Veja a programação clicando aqui

Programação detalhada com os painéis/Detailed program with panels

Pegue o folder com a organização do evento
Take the folder with the event organizers


WAPE 2013

Oitavo Fórum da Associação Mundial de Economia Política
The Eighth Forum of the World Association
for Political Economy

Desigualdade e Capitalismo Mundial: Análise, Política e Ação
Inequality and World Capitalism: Analysis, Policy and Action

23, 24, 25, e 26 de maio, 2013
May, 23-26, 2013
Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
Federal University of Santa Catarina
Florianopólis, Brasil


QUINTA-FEIRA, 23 de Maio / THURSDAY, MAY, 23
8:30 AM - 5 PM

Inscrição / Registration
Reuniões do Conselho - WAPE / Meetings of the WAPE
Onde / Where: Auditório Garapuvu / Guarapuvu Auditorium
Centro de Eventos da UFSC


SEXTA-FEIRA, 24 de Maio / FRIDAY, MAY 24
08:30 AM
Onde / Where: Auditório da Reitoria / Rectory Auditorium

SESSÃO LATINO-AMERICANA
LATIN-AMERICAN SESSION

A ECONOMIA POLÍTICA DA DÍVIDA EXTERNA
NA AMÉRICA LATINA
THE POLITICAL ECONOMY OF DEBT
IN LATIN AMERICA

A farsa do “desendividamento” externo da Argentina
The farce of Argentina’s external “deleveraging”
Alejandro Olmos, Argentina

O superendividamento do estado brasileiro
The super-indebtedness of the Brazilian state
Maria Lucia Fattorelli Carneiro, Brasil

SEXTA-FEIRA, 24 de Maio / FRIDAY, MAY, 24
2:30 PM

Onde / Where: Auditório da Reitoria / Rectory Auditorium

Atualidade do pensamento de Marx
Actuality of Marx's thought
Nildo Ouriques, UFSC/Brasil
Neimeyer Almeida Filho, UFU e SEP, Brasil
Juan Kornblihtt, CEICS/Argentina
José Antônio Martins, UFSC/Brasil


7:30 - 9:00 PM

Apresentação Cultural/ Musical Performance
Coquetel de Abertura / Opening Cocktail
Onde / Where: Hall superior
Centro de Eventos da UFSC

Apresentação Musical / Musical Performance

"Instrumental Brasil"

Músicos / Musicians

Wagner Segura (Violão 7 cordas)
Tiago Larroyd (Bandolim/Cavaquinho)
Fabio Melo (Flauta/Sax)
Fabrício  Gonçalves (Pandeiro)
Claudia Todorov (Soprano)

Repertório / Repertoire

Ary Barroso - Aquarela do Brasil
Tom Jobim/Vinicius de Moraes - Garota de Ipanema
Ernesto Nazareth - Odeon
Jacob do Bandolim - Receita de Samba
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº.5
Villa-Lobos - Melodia Sentimental
Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira
Chiquinha Gonzaga - Atraente
Pixinguinha & Benedito Lacerda - Cheguei
Waldyr Azevedo - Carioquinha/Brasileirinho

PROGRAMA
PROGRAM

SÁBADO, 25 de Maio / SATURDAY, MAY 25
8:30 - 9:45 AM

CERIMÔNIA DE ABERTURA
OPENING CEREMONY

Onde / Where: Auditório Garapuvu / Garapuvu Auditorium
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Nildo Ouriques, Diretor do IELA, UFSC / Director of IELA, UFSC, Brazil

Discurso de boas-vindas da UFSC
Welcome speech from UFSC
Roselane Neckel
Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
Rector of the Federal University of Santa Catarina/UFSC

Discurso
Speech
Nildo Ouriques
Instituto de Estudos Latino-Americanos/IELA
Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
8º WAPE, Organizador
Institute of Latin American Studies/IELA
Federal University of Santa Catarina/UFSC
WAPE 8th. Forum organizer

Discurso de Abertura
Opening speech
Enfu Cheng
Presidente do WAPE
Presidente da Academia Marxista na Academia Chinesa de Ciências Sociais/CASS
Chair of WAPE
President of Academy of Marxism, Chinese Academy of Social Sciences/CASS

Anúncio dos Prêmios WAPE
Announcement of WAPE Awards
Xiaoqin Ding
Secretário Geral do WAPE
Vice-diretor do Centro de Economia da Escola de Xangai, Universidade de Finanças e Economia de Xangai
Secretary General of WAPE
Deputy director of Center for Economics of Shanghai School, Shanghai University of Finance and Economics

Discurso de Recebimento do Prêmio de Economia Marxista I, 15 minutos
Speech upon Receiving Marxian Economics Award I, 15 min
Theotonio dos Santos
Professor Emérito, Universidade Federal Fluminense, Brasil
Emeritus Professor, Federal Fluminense University, Brazil

Discurso de Recebimento do Prêmio de Economia Marxista II, 15 minutos
Speech upon Receiving Marxian Economics Award II, 15 min
Xinghua Wei,
Universidade Renmin da China
Renmin University of China

9:45 - 10:00 AM - Coffee Break

10:00 AM - 12:00 PM

CONFERÊNCIAS I
CONFERENCES I

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Auditório Garapuvu / Garapuvu Auditorium
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Hiroshi Onishi, Vice Chair of WAPE, Keio University, Japan

O “Occupy Movement” e a luta contra a Desigualdade
The Occupy Movement and the Struggle against Inequality
Erwin Marquit, Erwin Marquit, University of Minnesota, USA

A importância distintiva do Estado em uma economia capitalista dependente
The Distinctive Importance of the State in a Dependent Capitalist Economy
Niemeyer Almeida Filho, Chair of SEP, Federal University of Uberlândia, Brazil

China-África: Reprodução de uma dependência desigual ou uma nova dinâmica na tendência de desenvolvimento multipolar?
China-Africa: Reproducing an Unequal Dependence or a New Dynamic in the Multipolar Developmental Trend?
Jenny Clegg, University of Central Lancashire, UK

Economia Política para os Modelos de Democracia Social e Socialismo do Século XXI: dando sequência às questões levantadas por David Harvey
Political Economy for 21st Century Models of Social Democracy and Socialism: Following up the Issues raised by David Harvey
Makoto Itoh, The University of Tokyo, Japan

Modelo Socialista no Vietnã: Algumas questões pertinentes
Socialist model in Vietnam: some concerned issues
Pham Van Duc, Vietnam Academy of Social Sciences, Vietnam

Nenhum modelo  de socialismo, mas requisitos gerais para o socialismo
No model of socialism but general requirements for socialism
Jean-Claude Delaunay, Scientific Council of the Gabriel Peri Foundation (Pantin), France           

Debate / Discussion, 30 min

12:00 PM  - GROUP PICTURE
12:15 PM - TREE PLANTING CEREMONY
12:30 - 2:00 PM - LUNCH

2:00 - 4:00 PM

SESSÃO I
SESSION I

PAINEL I
PANEL I

DESIGUALDADE NA AMÉRICA LATINA
INEQUALITY IN LATIN AMERICA

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Goiabeira / Goiabeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Caio Graco Valle Coberio, Universidade de São Paulo, Brasil / University of São Paulo, Brazil

Uma necessária análise da retrospectiva da Economia Política do campo no México e no Brasil: Estado e Conflitos desde o Século XX até a atualidade
A Necessary Retrospective Political Economy Analysis of Mexican and Brazilian’s Countryside: State and Conflicts since the 20th Century until Nowadays
Caio Graco Valle CoberioUniversity of São Paulo/USP, Brazil

Apropriação da renda do petróleo, acumulação de capital e luta de classes na Venezuela (1970 – 2010)
Estate and social class in contemporary capitalism Oil rent appropriation, capital accumulation and class struggle in Venezuela (1970 – 2010)
Juan Kornblihtt, Universidade de Buenos Aires, Argentina / University of Buenos Aires, Argentina

Crise capitalista e alternativas de base
Capitalist Crisis and Grassroots Alternatives
Luis Sandoval Ramirez, Universidade Nacional Autônoma do México / National Autonomous University of Mexico

O problema da desigualdade na economia de investimento da Ucrânia
The problem of inequality in the inversion economy of Ukraine
Andrii Grytsenko & Olena Grytsenko, Ucrânia / Ukraine

Contrarreforma do Estado Brasileiro e seus determinantes na política de saúde no contexto da crise do capitalismo de 1970
Counter Reformation of the Brazilian state and its determinants in health policy in the context of capitalist crisis of 1970
Andrea Dantas, Universidade Federal do Sergipe / Federal University of Sergipe/UFS, Brazil   

Desigualdade e integrações alternativas na América Latina
Inequality and the Alternative Integrations in Latin America
Qin He, Academia Chinesa de Ciências Sociais, China / Chinese Academy of Social Sciences, China

Debate / Discussion, 30 mins

PAINEL II
PANEL II

POLÍTICA SOCIAL E REDUÇÃO DA DESIGUALDADE
SOCIAL POLICY AND REDUCTION OF INEQUALITY

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Laranjeira / Laranjeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Tiago Camarinha Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil / Federal University of Uberlândia, Brazil

O Aumento da Desigualdade e da Pobreza na atualidade: compreendendo a essência da Pobreza
Increasing Inequality and Poverty today: On the Understanding of the Essence of Poverty
Hiroshi Setooka, Universidade de Komazawa, Japão / Komazawa University, Japan

Aspectos da economia política da renda agrária na Índia
Aspects of the political economy of crop incomes in India
Biplab Sarkar, Instituto de Estatistica da Índia, Índia /  Indian Statistical Institute, India

A redução da desigualdade na América Latina na última década 2000 – 2010: um caminho para o desenvolvimento?
The Reduction of inequality in Latin America in the last decade 2000 - 2010: a path to development?
Ana Milani Maria, Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Brasil / Federal University of Alagoas, Brazil

Planejamento Econômico no Capitalismo: o caso da América Latina
Economic planning within capitalism: the case of Latin America
Tiago Camarinha Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil / Federal University of Uberlandia, Brazil

A natureza do problema da distribuição de renda
On the nature of income distribution problem
Zhongren Zhang, Universidade de Shimane, Japão / Shimane University, Japan   

A definição limitada de bem-estar, política e política social na construção da sociedade e no desenvolvimento de políticas sociais
The narrow definition of welfare, policy and social policy in the construction of society and social policy development
Jose Vargas-Hernandez, Universidade de Guadalajara, México / University of Guadalajara, Mexico

Debate / Discussion, 30 mins

PAINEL III
PANEL III

TEORIA DO VALOR-TRABALHO E EXPLORAÇÃO
LABOR THEORY OF VALUE AND EXPLOITATION

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Pitangueira/Pitangueira Room
Centro de Eventos da UFSC
Mediador / Chair: David Pena, Palm Beach State College, Eissey Campus, USA

Agopecuária brasileira: economia e relações trabalhistas
Agroindustrial Brazilian beef: economy and labour relations
Amanda Aparecida Marcatti, Universidade Federal de Minas Gerais / Federal University of Minas Gerais, Brazil 

Uma Pesquisa Empírica do Teorema de Okishio: Baseada na economia japonesa
An Empirical Research on the Okishio Theorem: Based on de Japanese Economy
Atsushi Tazoe, Universidade de Quioto, Japão / Kyoto University, Japan  

Valor: um estudo da sociedade para uma maior transitoriedade do capitalismo
Value: a study of a society for higher transience of capitalism
Marlene Grade, Universidade Federal da Fronteira Sul / Federal University of Southern Frontier, Brazil

O mecanismo de auto-reforço do equilíbrio de baixo nível no mercado de trabalho: O caso de Zhengzhou
On the Self-Reinforcing Mechanism of Low Level Equilibrium in Labor Market: the Case of Zhengzhou
Shuyun Du, Universidade de Zhengzhou, China / Zhengzhou University, China

Repensando a distribuição e a natureza do valor superavitário
Rethinking the Distribution and Nature of Surplus Value
Xiping Han, Universidade de Jilin, China / Jilin University, China

Debate / Discussion, 30 mins

4:00 - 4:15 PM - COFFEE BREAK

4:15 - 6:15 PM

SESSÃO II
SESSION II

PAINEL IV
PANEL IV

ANÁLISE DA CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA ATUAL
ANALYSES OF THE CURRENT FINANCIAL
AND ECONOMIC CRISIS

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Goiabeira/Goiabeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Ernst Herzog, Alemanha / Germany

Um olhar Braudeliano sobre o setor financeiro contemporâneo como um centro de acumulação: resultados a partir da janela de oportunidade investigativa proporcionada pela crise financeira de 2007/2008
A Braudelian look on the contemporary financial sector as an accumulation center: findings from the investigative window of opportunity provided by the 2007/2008 financial crisis
Marco Bulhões Cecilio, Universidade de Manitoba, Canadá / University of Manitoba, Canada

Crise do “Subprime” e a Teoria Marxista da Renda da Terra
Subprime Crisis and Marxist Theory on Ground Rent  
Ernst Herzog, Alemanha / Germany

Portugal, a economia atual e a crise financeira: A economia portuguesa depois de 20 anos na União Européia
Portugal, the current economy and financial crisis: portuguese economy after 20 years in the europeian union
Maria de Fatima Silva do Carmo Previdelli, Universidade de São Paulo, Brasil / University of São Paulo, Brazil

Salvando o euro: a criação de câmbios sociais e regionais, impostos sobre transações financeiras e programas de renda mínima
Saving the euro: creating social regional currencies, taxes on financial transactions and minimum income programs.
Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil / Mackenzie Presbyterian University, Brazil

O “Valor de Ligação” da Cadeia de Valor Internacional é a forma contemporânea de valor
The “Link Value” of International Value Chain is Contemporary Value Form
Xinguang Li, Universidade de Guangxi, China / Guangxi University, China

Debate / Discussion, 30 min

PAINEL V
PANEL V

CONFLITOS E COOPERAÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
INTERNATIONAL ECONOMIC CONFLICTS AND COOPERATION

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Laranjeira/Laranjeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: David Matters, Partido Comunista da Austrália / Communist Party of Australia

As políticas econômicas e o comportamento macroeconômico da economia dos Estados Unidos durante os anos 2000, em relação aos padrões históricos de crescimento.
The economic policies and the macroeconomic behavior of the economy of United States during the 2000’s, concerning to the historical patterns of growth.
Vitor Schincariol, Universidade Federal do ABC, Brasil / Federal University of ABC, Brazil

Uma nova ordem econômica global: Rivalidade e Cooperação entre Potências Econômicas – exemplos da América e da China
A New Global Economic Order: Rivalry and Cooperation of Economic Powers - taking America and China as examples
Nanping Jiang, Universidade do Sudoeste de Finanças e Economia, China / Southwestern University of Finance and Economics, China

Desafio da Humanidade: Derrotar a “Mão Morta” do passado
Humanity Challenge: To Defeat the Dead Hand of the Past
David Matters, Partido Comunista da Austrália / Communist Party of Australia

Comércio Chinês de Ópio, Guerra do Ópio e Tratado Desigual – Pensamento Econômico de Marx sobre a Formação do Mercado Mundial Capitalista: O caso da China moderna.
China Opium Trade, Opium War and Unequal Treaty - Marx’s economic thought about Formation of Capitalist World Market: in case of Early Modern China
Zhihong Nie, Universidade de Peking, China / Peking University, China

O caminho da prática na construção de um Poder Brando cultural dos países socialistas no âmbito da globalização: Tomando o exemplo da construção chinesa de Poder Brando
The Way of Practice on the Construction of Cultural Soft Power of Socialist Countries under Globalization: Taking the Chinese Construction of Soft Power as an Example
Qi Zhou, Hongtie Luo, , Universidade do Sudoeste, China / Southwest University, China

Debate / Discussion, 30 min

PAINEL VI
PANEL VI

DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
DEVELOPMENT OF CONTEMPORARY CAPITALISM

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Pitangueira / Pitangueira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Koycho Petrov, Instituto de Economia da Academia de Ciências da Bulgária, Austrália / Institute of Economics of the Bulgarian Academy of Sciences, Australia

Por um novo tipo de capitalismo global (pós-soviético)  – Características, contradições e consequências
For the new kind of global (post-soviet) capitalism – It’s Character, Contradictions, Consequences
Koycho Petrov, Instituto de Economia da Academia de Ciências da Bulgária, Austrália / Institute of Economics of the Bulgarian Academy of Sciences, Australia

Viabilidade de uma economia política nacionalista na UNA
Una’s Viability Political Nationalistic Economy
Alfredo Sumi Arapa, Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurimac, Perú

Amadurecimento da sociedade civil japonesa: O Desenvolvimento da Consciência Política sob a singular política japonesa
Maturation of the Japanese civil society: the Development of Political Awareness under the Strange Japanese Politics
Akio Kamitani, Universidade de Gakuin, Japão / Sapporo Gakuin University, Japan

Política Econômica do Nordeste Brasileiro de 1960 a 1999: Ação do Estado e Interesses de Classe
Political Economy of Northeast Brazil from 1960 to 1999: State action and class interests
Atenagoras Oliveira Duarte, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil / Federal University of Pernambuco, Brazil

A Análise da Econometria Espacial na interpretação da desigualdade de juros no desenvolvimento da economia regional
The Spatial Econometric Analysis and Interpretation of Interest Inequality in the Development of Regional Economy
Xiaoliang Zhou, Universidade de Fuzhou, China / Fuzhou University, China

Debate / Discussion, 30 mins

6:30 - 8:00 PM
Jantar / Dinner
Onde / Where: Hotel Slaviero Executive Florianópolis

8:00 - 9:00 PM
Reunião do Conselho da WAPE/ Reunião Editorial da WRPE / WAPE Council meeting/WRPE Editorial meeting
Onde / Where: Hotel Slaviero Executive Florianópolis

SUNDAY, MAY 26

8:30-10:30 AM

SESSÃO III
SESSION III

PAINEL VII
PANEL VII

MODELOS DE SOCIALISMO
MODELS OF SOCIALISM

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Goiabeira / Goiabeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Hermann Dworczak, Fórum Social Mundial, Áustria / World Social Forum, Austria

Modelos de Socialismo – Marxismo hoje no Século XXI?
Models of socialism – Marxism up-today in the 21st century?
Eike Kopf, Escritório Central de Compilação & Tradução em Pequim, Alemanha / Central Compilation & Translation Bureau in Beijing, Germany

A China precisa de mudanças radicais no seu “Modelo”
China needs a radical change of its “Model”
Hermann Dworczak, Fórum Social Mundial, Áustria / World Social Forum, Austria

A reforma do Sistema de Distribuição de Renda na China
On the Reform of the System of Income Distribution in China
Fuqian Fang, Universidade Renmin da China / Renmin University of China

A Lei da Evolução e classificação do tipo de Taxa de Crescimento Econômico e as contramedidas adotadas pela China
The Evolution Law and Type Classification of Economic Growth Rate and China’sCountermeasures
Yongxiu Bai, Universidade do Nordeste, China / Northwest University, China 


Direito à propriedade: Uma Importante abordagem para a expansão das Corporações Multinacionais Chinesas
Market Property Rights: An Important Approach to Expansion of Chinese Multinational Corporations
Haixi Jiang, Universidade Normal de Sichuan, China / Sichuan Normal University, China

Debate / Discussion, 30mins

PAINEL VIII
PANEL VIII

ECOSSOCIALISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
ECO-SOCIALISM AND HUMAN DEVELOPMENT
Este painel é realizado juntamente com a Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência / This panel is held with the Japan Society for the Promotion of Science.

15 minutos / 15 minutes each
Onde / Where: Sala Laranjeira / Laranjeira Room
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Pritam Singh, Universidade de Oxford Brookes, Reino Unido / Oxford Brookes University, UK

Uma leitura ecossocialista da crescente importância dos BRICS na economia capitalista global
An eco-socialist reading of the rising importance of BRICS in the global capitalist economy
Pritam Singh, Universidade de Oxford Brookes, Reino Unido / Oxford Brookes University, Oxford, UK

Desenvolvimento Humano e Socialismo
Human development and socialism
Tran Tuan Phong, Academia Vietnamita de Ciências Sociais, Vietnã / Vietnam Academy of Social Sciences, Vietnam

Modelo de Crescimento Otimizado e os Esquemas de reprodução de Marx
An Optimal Growth Model and Marxian Reproduction Schema
Ryo Kanae, Universidade de Quioto, Japão / Kyoto University, Japan

O Lugar da Crise: Reflexões sobre o ambiente e a população a partir da perspectiva de estudos territoriais
The Place of Crisis: Reflexions on environment and population from the territorial studies outlook
Luiz Eduardo, Luiz Eduardo Simões de Souza, Universidade Federal de Alagoas, Brasil / Federal University of Alagoas/UFAL/FEAC, Brazil

O efeito do uso de TICs contra os problemas da implementação do Imposto de Despesas e do Imposto X
On the Effect of the ICT Utilization against the Implementation Issues of the Expenditure Tax and the X Tax
Satoshi Ohata, Japão / Japan

Acelerar o Sistema de Construção da Civilização Ecológica Socialista
Accelerate the System Construction of Socialist Ecological Civilization
Honggui Gao, Universidade Zhongnan de Economia e Direito, China / University of Economics and Law, China

Debate / Discussion, 30 mins

10:30 - 10:45 AM - COFFEE BREAK

10:45 AM - 12:45 PM

CONFERÊNCIAS II
CONFERENCES II

15 minutos / 15 mins each
Onde / Where: Auditório Garapuvu / Garapuvu Auditorium
Centro de Eventos da UFSC

Mediador / Chair: Jean-Claude Delaunay, Vice-Presidente do WAPE, Fundação Gabriel Peri, França / Vice Chairman of WAPE, Gabriel Peri Foundation, France

Mudanças estruturais no Brasil: Avanços e limites
Structural Changes in Brazil: Advances and Limits
Vanessa Petrelli Corrêa, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil / Federal University of Uberlândia, Brazil

Situação política japonesa depois do Regime Neoliberal
Japanese Political Situation after the Neoliberal Regime
Hiroshi Onishi, Vice Chair of WAPE, Universidade de keio, Japão / Keio University, Japan

Como a crise na Zona do Euro está se aprofundando
How the crisis in the Euro area is deepening
Henri Houben, Instituto de Estudos Marxistas, Bruxelas, Bélgica / Institute of Marxist Studies, Brussels, Belgium

Um Desafio às Desigualdades Globais? - BRICS, Propriedade Intelectual e Capitalismo no Século XXI
A Challenge to Global Inequalities? - BRICS, Intellectual Property and Capitalism in the 21st Century
Felipe Amin Filomeno, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil / Federal University of Santa Catarina, Brazil

Os Seis Componentes do Socialismo Sustentável
The Six Components of Sustainable Socialism
David Pena, Palm Beach State College, Eissey Campus, USA  

Limitações e agendas de inovação da Economia Marxista
Limitations and Innovation Agendas of Marxian Economics
Hyungkee Kim, Universidade Nacional de Kyungpook, Coréia / Kyungpook National University, Korea

Debate / Discussion, 30 mins

12:45 - 1:00pm - Coffee Break

1:00 - 1:40 PM

Apresentação Teatral - Mímica Clown / Theatral Performance - Clown Mime Actor

"Cotidiano"

Artistas / Performers

Nicodemus & Luís Alberto Correa
Artesãos de Dionísio

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
CLOSING CEREMONY

Mediador / Chair: Niemeyer Almeida Filho, Presidente da SEP, Universidade Federal de Uberlância, Brasil / Chair of SEP, Federal University of Uberlandia, Brazil

Lançamento da Declaração do WAPE 2013, 5 minutos
Release of WAPE 2013 Statement, 5 min                         
Nildo Ouriques, Diretor do IELA, UFSC, Brasil / Director of IELA, UFSC, Brazil

Anúncio das Resoluções do Conselho, 10 minutos
Release of WAPE Council Resolutions, 10 min
Xiaoqin Ding
Secretário-Geral do WAPE 2013
Secretary General of WAPE

Observação do anfitrião do Fórum da WAPE 2014, 5 minutos
Remark from WAPE 2014 Forum host, 5 min
Pham Van Duc, Academia Vietnamita de Ciências Sociais / Vietnam Academy of Social Sciences

Encerramento, 10 minutos
Closing Remark, 10 min
Enfu Cheng
Presidente do WAPE, Presidente da Academia Marxista, CASS, China
Chair of WAPE, President of Academy of Marxism, CASS, China

Coro / Chorus: Internationale

2:00 - 4:30 PM
BANQUETE DE DESPEDIDA / FAREWELL BANQUET
Onde / Where: TBD